quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Assembléia Geral discute crise financeira da ADUFF e situação do ANDES-SN

ADUFF - SSind
Boletim Eletrônico da ADUFF
Gestão Autônoma, Democrática e de Luta - Biênio 2008/2010 Ano 7 24/11/2008



Assembléia Geral discute crise financeira da ADUFF e situação do ANDES-SN




No último dia 18 de novembro, foi realizada uma Assembléia Geral da ADUFF na Escola de Serviço Social. Na pauta, constavam pontos como a campanha em defesa do ANDES-SN, a situação financeira da ADUFF-SSind, a posse do Conselho de Representantes e o Congresso do ANDES-SN.

Segundo o informe dado na assembléia, a campanha em defesa do ANDES-SN ganhou força após o ato realizado em Brasília no último dia 11. Apesar da forte chuva que caía sobre a capital federal, a manifestação contou com a presença de mais de 2000 pessoas. Sindicatos de diversas categorias e entidades estudantis do país inteiro participaram da iniciativa. Graças ao expressivo número de pessoas presentes ao ato, uma comissão do ANDES-SN foi recebida tanto pelo Ministério do Trabalho quanto pelo Ministério do Planejamento. No Ministério do Trabalho, a conversa foi mais frutífera: o ministro se comprometeu a fazer nova reunião com o ANDES-SN no dia 19 de novembro com o objetivo de buscar uma solução para o problema da suspensão do registro sindical da entidade. Outro ponto positivo do ato foi a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Organização Sindical.

Em relação à situação financeira da ADUFF, o quadro se mantém relativamente o mesmo, visto que ainda não foi possível normalizar o repasse da contribuição dos sindicalizados. Diante dessa situação, recentemente a ADUFF enviou a todos os sindicalizados uma carta pedindo que preenchessem requerimento solicitando que sua contribuição sindical seja realizada inclusive sobre a GTMS (Gratificação Temporária do Magistério Superior), o que não tem ocorrido. A resposta dos professores a essa iniciativa tem sido muito boa: já foram entregues na sede de nossa seção sindical cerca de 300 requerimentos preenchidos, o que é bastante significativo. Após intensa discussão durante a assembléia, foram tirados três encaminhamentos a esse respeito: (i) fazer visitas aos departamentos para que mais professores preencham o requerimento relativo à contribuição sindical; (ii) marcar audiência com o reitor para que ele tome ciência do número de solicitações já feitas por sindicalizados; (iii) protocolar junto à universidade os requerimentos recebidos.

Tentando resolver um outro problema que tem conseqüências financeiras para o sindicato, a diretoria da ADUFF realizou recentemente uma reunião com os funcionários do Departamento Pessoal da universidade. A questão é que existem hoje cerca de 300 novos filiados à ADUFF que não estão contribuindo para o sindicato porque ainda não foram incluídos no sistema da universidade. O impasse permaneceu, uma vez que o DP informou por escrito que não pode incluir novos filiados no sistema enquanto a ADUFF não resolver o problema das consignações junto ao MPOG. Curiosamente, filiados que haviam solicitado sua desfiliação de nossa seção sindical foram excluídos no sistema, mas o DP alega que não é possível fazer o inverso, ou seja, incluir novos filiados. Apesar do empenho da diretoria da ADUFF, tem sido difícil solucionar esse problema junto à reitoria da universidade. Enquanto isso, permanece a situação de estrangulamento financeiro do sindicato. Por fim, a assembléia oficializou a posse dos professores eleitos para fazer parte do Conselho de Representantes. Como não foi possível realizar a eleição em alguns lugares, esta deverá ser feita durante o próximo semestre letivo. Em relação ao Congresso do ANDES-SN, foi informado que a ADUFF terá direito a 11 delegados. O Congresso será em Pelotas, entre os dias 10 e 15 de fevereiro. Foi aprovado indicativo de realização de um seminário no início de fevereiro com o objetivo de preparar a delegação da ADUFF para o Congresso.

Todos ao seminário sobre o REUNI!

No próximo dia 27 de novembro, a ADUFF realizará um seminário sobre o REUNI. Após um ano de adesão de nossa universidade ao decreto, entendemos ser importante discutir os efeitos de sua implementação na universidade. O seminário será realizado na sala 405 da Escola de Serviço Social e começará às 18h, com previsão de término para as 21h. Segue abaixo a programação:

Mesa 1 (18 às 19h): Panorama nacional de implantação do REUNI, o Acordo de Metas UFF/MEC e a implantação do REUNI na UFF - Coordenação: membro do GTPE.

Palestrantes: Cristina Miranda (ADUFRJ), Ângela Siqueira (GTPE/ADUFF), Representante da Reitoria, Eliane Arenas (representante da ADUFF).

Após a realização desta Mesa, abre-se, sob a coordenação da ADUFF, um Grupo de Trabalho, para que docentes das diversas unidades da UFF façam um balanço (de 5 a 8 minutos), do que está ocorrendo nas suas unidades. Ao final, a ADUFF, como coordenação, irá registrar este balanço e possíveis desdobramentos (propostas de ação, etc).

A situação financeira da ADUFF

Recentemente, a ADUFF teve uma queda brusca de cerca de 40% de sua arrecadação mensal. Essa queda está ligada à diminuição do desconto nos contracheques de seus sindicalizados. Alguns sindicalizados sequer estão sendo descontados, outros tiveram o valor do desconto diminuído à sua revelia. Parte desse problema é explicado em função da criação pelo governo da nova gratificação (GTMS) que, segundo o MPOG, exige a criação de uma nova rubrica diferente da que existia referente à GED. Nossa seção sindical tem tentado resolver esse problema junto ao MPOG e à própria universidade, porém até aqui não obteve sucesso. Por isso, persiste a situação de estrangulamento financeiro do nosso sindicato. Nesse momento, é essencial que os sindicalizados dêem sua contribuição para que a ADUFF possa sair dessa crise financeira. Desse modo, pedimos que todos preencham o requerimento solicitando à universidade que desconte a contribuição sindical inclusive sobre a GTMS. Aos que já o fizeram, fica o nosso agradecimento. Solicitamos que entreguem o requerimento assinado na sede da ADUFF, o quanto antes, pois a idéia é juntar o máximo de cartas possível, até o encerramento do semestre.

Para ter acesso ao requerimento, clique aqui.







Indique um colega: envie-nos um e-mail para o endereço imprensa@aduff.org.br, informando o nome e o endereço eletrônico de seu colega, com o assunto "INDICAÇÃO".

Se desejar cancelar a sua assinatura envie-nos um e-mail para o endereço imprensa@aduff.org.br, informando o seu nome, instituição e endereço eletrônico com o assunto "CANCELAMENTO".



Visite o Portal da Aduff - www.aduff.org.br Sugestões e contato: aduff@aduff.org.br ou imprensa@aduff.org.br


O Boletim Eletrônico Aduff é uma publicação da Associação dos Docentes da UFF
Endereço: Rua Lara Vilela, 110, São Domingos - Niterói - RJ - CEP 24210-590
Telefones: (21) 2622-2649 e (21) 2620-1811
Presidente: Marina Barbosa
Diretor de imprensa: Larissa Dahmer Pereira e Heliane Lopard
Jornalista responsável: Stela Guedes (MTb 17143)
Criação, Design e Produção: AvanSite Informática Ltda.

Nenhum comentário: