quinta-feira, 21 de maio de 2009

Revolta das Barcas: Ou as Barcas Mudam... ou Nós mudamos as Barcas!



"Nossas vidas valem mais que o lucro das Barcas S/A"


Há alguns meses, os serviços prestados pelas Barcas, está incomodando a maioria dos usuários, que é população de Niterói e São Gonçalo, se tornado ainda mais insuportável: o desrespeito da "Barcas S.A.", responsável pela travessia aquaviária entre Rio e Niterói desde que os serviços foram privatizados em 1998.


Demora na saída das barcas, não cumprimento dos horários, falta de infra-estrutura adequada, longas filas em baixo de sol e de chuva, forte calor nas embarcações - são os principais problemas que os usuários das barcas são obrigados a enfrentar diariamente. E além do péssimo serviço, o cidadão tem que arcar com um preço absurdo.

Os empresários e governos não têm interesse de resolver estes problemas, acreditamos que a única saída que pode resolver o problema de fundo é o fim da concessão e a imediata reestatização das Barcas. Queremos controle público, qualidade nos serviços e preços acessíveis no valor do transporte.

Em 22 de Maio de 1959, ou seja, há 50 anos ocorreu a famosa Revolta da Cantareira, quando a população se rebelou contra os empresários que exploravam as Barca. Direitos não se pedem, se exigem!



Você Sabia?


- Que apenas o grupo composto, entre outros, pela AUTO VIAÇÃO 1001 LTDA e CONSTRUTORA ANDRADE GUTIERREZ S/A, RJ., participou da licitação, sendo que o lance apresentado foi igual ao preço mínimo do Edital, bem abaixo do valor que seria justo?

- Que os empresários das Barcas S/A fazem parte da exploração da Ponte Rio-Niterói?

- Que o contrato de concessão das Barcas prevê a construção da linha São Gonçalo/Praça Quinze, desde o ano 2000?

- Que o Governo do Estado premiou os empresários das Barcas S/A com um empréstimo de R$8.000.000,00 em abril de 2009?

- Que atualmente as Barcas levam por dia uma quantidade menor de pessoas do que quando era pública?

Fazem Parte da Construção de Deste Ato:



DCE-UFF, ADUFF, Sintuff, Sindsprev, Sindicato dos Eletricitários de Niterói, SEPE, Associação dos Moradores do Morro do Estado, Associação Niteroiense dos Ambulantes Portadores de Deficiência, Mandato do Vereador Renatinho/PSOL, Mandato do Deputado Estadual Marcelo Freixo/PSOL, PSOL, PSTU

Nenhum comentário: